domingo, 17 de fevereiro de 2013

Mangue Negro no Japão


Oi Gente

Uau... É muita emoção! Mal conseguimos digerir o fim das gravações de Mar Negro e recebemos a notícia – que desejávamos há bastante tempo: Mangue Negro (2008) chegou ao Japão! Olha que lindeza de pôster!

Cartaz oficial  de Mangue Negro no Japão

Claro que ninguém ignora o percurso de downloads que Mangue fez mundo à fora (o filme já foi legendado até em mandarim!), mas a entrada, legalizada, do terror nacional no país do Sol Nascente... É muita emoção!

E entrada triunfal: pois que, o primeiro filme de Rodrigo Aragão – coincidência (?), também seja, o primeiro filme de zumbis brasileiro aportando, oficialmente, do outro lado do planeta. Que honra para nós!

No mês passado publicamos o cartaz oficial de A Noite do Chupacabras no Japão

Bem... Caro Leitor, nunca menti (sobre este assunto!), minha relação com o dito cujo é pública:

Declaro (outra vez), por motivos óbvios e, no entanto, justos, que Mangue Negro é o meu primeiro amor! Confesso ainda – tal sentimento pode às vezes embriagar-me os sentidos, turvando-me o senso de modéstia! Por favor, compreendam a situação!!!

Porém, aos incrédulos, basta uma rápida pesquisa (web, livros, teses, reportagens, depoimentos) para se confirmar que: Mangue Negro é um marco. Com traços tipicamente brasileiros (regionalista) e o estilo do Diretor (inconfundivelmente é um filme de Rodrigo Aragão).

zumbis emergindo do manguezal...

Rodrigo Aragão desbravando o mangue
Mesmo a baixa resolução, por conta dos recursos financeiros e tecnológicos, é tolerado em reconhecimento à obra de arte. Legítimo filme de zumbi. Mangue Negro se projeta cada vez mais puro. Especialmente nos dias de hoje, quando encontramos mortos-vivos para todos os gostos: futurista, atlético, resultado de manipulação genética, inteligente, ágil e demais influências da Moda. E Ele passou ileso, tornando-se um clássico.

Carrega no currículo pra além de trinta participações em mostras e festivais (nacionais e internacionais) de médio e grande porte; objeto de estudo nas faculdades; aqui no Espírito Santo, foi indicado para o Eném em 2010; entrou em cartaz, como “filme cult” na TV paga de maior credibilidade do cinema nacional, Canal Brasil. Sem contar os prêmios, menções e homenagens que recebemos.

Aqui no Brasil...

Na Alemanhã
E os frutos jamais se esgotaram nos cinco anos desde o lançamento. Quando a gente se envolve com outros trabalhos e se distrai Dele um pouco, alguma coisa misteriosa acontece e Mangue ressurge mais forte. Mais visceral. Mais MangueNegro do que nunca. Quando escutei Luiz dizer, “Raquel, tem uma coisa que preciso te falar...”, só que, em alemão: estremeci.

Algumas vezes, abrimos o e-mail e topamos com jovens iniciantes de vários cantos do Brasil, que se sentem motivados não somente pelo filme em si, mas também, pelo contexto em que se realizou. Ou ainda – cineclubes, escolas, eventos, comunidades, botecos, novos amigos, que clamam por Mangue, “Sr. Diretor, deixa a gente passar o seu filme aqui?!”.

Aqui, lá ou em qualquer lugar!

Pode ser na praça, na sala de cinema, no Japão, ou na sua casa, as pessoas sempre se emocionam com zumbis emergindo do manguezal. O filme transita entre o público sem nenhum tipo de preconceito (intelectuais, adolescentes, fãs de zumbi, ricos, leigos, estudantes, realizadores, pobres, estrangeiros, indígenas – no CineTerror/2012 recebemos a visita de um jovem índio Guarani que se rendeu aos encantos). Basta ser um espectador.

O Mangue é maior que a baixa resolução!

Na literatura sobre o tema (zumbi), entrou para o grupo dos melhores. E é justamente com o passar dos anos que Ele vai ganhando poder. Recebemos uma proposta, bem indecorosa, de uma distribuidora dos EUA que queria ter os direitos sobre o filme até no satélite da Terra por 20 anos (assustador. Guardamos a cópia do contrato). Aonde nos levará Mangue Negro daqui há 20 longos anos?!

Enquanto isso...

Rodrigo sacrificou o carnaval, enfurnado no escritório editando Mar Negro. Mas tudo bem... Porque as escolhas que fazemos hoje, trazem os resultados a médio e longo prazo. Pois se trata do trabalho de uma vida inteira.

Arte de Ricardo Araújo

Muito obrigada pelo carinho de todos e até semana que vem!
Kika 

Um comentário:

  1. Pessoal, a partir de quando o DVD do Mar Negro estará disponível pra venda? Abraços!

    ResponderExcluir